29 de Janeiro de 2016

12 respostas para “saias justas” relativas à lista de convidados.

A lista de convidados é sempre um item que dá muita dor de cabeça na hora de elaborar e vez ou outra nos vemos naquela situação tipo “saia justa”, sem saber o que fazer para resolver o problema. Pessoas que te abordam dizendo que ainda não receberam o convite, pessoas que enviam presente sem que você ou seu noivo tenham a menor pretensão de convidar, aquela amiga que você não vê a anos e se autoconvida para o casamento são apenas algumas das situações que podem acontecer enquanto você exibe essa linda aliança na mão direita. E aí, como sair dessa?

Para ajudar, conversei com assessoras e cerimonialistas parceiras do Noiva do Dia, experts no assunto, e pedi para responderem 12 perguntas tipo “saia justa” relativas à lista de convidados.

12 respostas para "saias justas" relativas à lista de convidados.

Clique na imagem para conferir o perfil de cada empresa no Guia de Fornecedor do blog.

12 respostas para "saias justas" relativas à lista de convidados.

1. Se uma pessoa me convidou para o seu casamento, sou obrigada a convidá-la para o meu?
Não necessariamente!! Primeiro que um convite de casamento não deve ser feito como retribuição, e sim por afinidade, carinho e de forma espontânea. Você deve levar em conta que neste dia tão especial devem ser escolhidas apenas pessoas com quem você gostaria de compartilhar esse momento. O seu orçamento também deve ser considerado já que dele depende a realização da festa, e se só dá para chamar pouca gente, os “chegados” vem em primeiro lugar. Já no caso de você fazer uma festa para 300 pessoas ou mais, não custa encaixar aquela pessoa que te convidou para o casamento dela.

2. O que fazer quando encontro uma pessoa que me diz “Ainda não recebi o convite do casamento!” e, na verdade, eu não tinha a intenção de convidá-la?
Diga a verdade!! De forma gentil e com muito jogo de cintura, você deve dizer que infelizmente, por conta de suas finanças, fará a festa para poucas pessoas. Um casamento intimista ou mini wedding. E como a família em si já é bem grande (o que acontece na maioria dos casos), algumas pessoa queridas, como ela, vão ter que ficar de fora. Diga que conta com a compreensão de todos pois será realmente uma festa bem íntima. Depois é realmente contar com o bom senso desta pessoa.

12 respostas para "saias justas" relativas à lista de convidados.

3. Como dizer para os colegas de trabalho que eles não serão convidados para o casamento?
Primeiramente é importante prestar atenção se são realmente colegas, se é aquela amizade só de trabalho mesmo, se for, não é muito difícil, basta explicar que o casamento será para os mais próximos, que a lista está limitada e cabe a cada colega também ter bom senso e entender. Sou muito a favor da sinceridade atrelada a delicadeza. Se é um casamento pequeno por escolha do casal, explica-se que por este motivo amigos um pouco mais distantes não serão convidados, pois foi escolhida a opção de casamento mais intimista. Se o caso for de lista limitada por questões financeiras, explica-se que o orçamento está apertado e a prioridade tem que ser dada a familiares e amigos íntimos. Bons colegas entenderão.

4. No trabalho, gostaria de convidar apenas minha colega direta, uma amiga de outro departamento e meu chefe para o meu casamento. Como fazer isso sem ficar um clima chato na empresa em que trabalho?
Quando há uma situação mais seletiva como essa, o ideal é chamar os escolhidos em particular, fazer o convite e pedir discrição no ambiente de trabalho (não precisa ficar pelos corredores dizendo que está contando os dias para a festa) e aconselhar os convidados a explicar que têm uma aproximação maior com os noivos e que a lista foi limitada, caso circulem comentários.

12 respostas para "saias justas" relativas à lista de convidados.

5. Uma pessoa que não pretendíamos convidar para o casamento nos enviou presente. Sou obrigada a incluí-la na lista?
Em casamento, sempre devemos usar a regra de bom senso, pois nada é imutável, se alguém te mandou presente, é porque ela sentiu-se convidada ou por algum parente/familiar, então é bom conversar com esta pessoa para evitar mal entendidos. Por isso é importantíssimo até 30 dias estar com os convites entregues, para evitar estes imprevistos de última hora. Obrigado a incluir a noiva nunca é, mas vale ter o bom senso, para evitar o constrangimento de quem chamou este convidado. E sempre deixar claro a família que vocês tem um orçamento e uma capacidade X de convidados, que não pode ser ultrapassada.

6. Nossa família está pagando por todo o casamento, quantos % dos convites devo reservar para os convidados dos nossos pais?
Se os pais estão ajudando, é muito bom, pagando a festa inteira, perfeito, mas deve ficar claro que o casamento é dos noivos, então tentem fazer uma lista em conjunto com os pais, não se tem uma porcentagem fixa para isso, apenas deixem que eles se sintam mais incluídos e entendam a escolha e seus critérios ao convidadar ou deixar de lado qualquer pessoa.

12 respostas para "saias justas" relativas à lista de convidados.

7. Uma amiga de infância que não vejo há mais de 2 anos ficou sabendo do casamento pelo Facebook e se autoconvidou nos comentários. Na realidade, não estava pensando em convidá-la, o que faço?
A elaboração da lista de convidados é sempre muito delicada, e este autoconvite acontece até as vésperas do casamento. É importante lembrar que raramente se coloca apenas 1 senha no convite (as benditas senhas) mas que ajudam muito na limitação dos convidados. Então possivelmente não será apenas 1 senha para sua amiga e sim 2. Se você ainda tiver margem na sua lista de convidados, aceite o comentário e a inclua em sua lista. Caso contrario, nada de sair pela “tangente” ignorando o comentário, explique que vocês não se viam a anos e por este motivo não a colocou na lista e que agora já fechou todos os detalhes com os fornecedores inclusive a entrega dos convites.

12 respostas para "saias justas" relativas à lista de convidados.

8. Não tenho um bom relacionamento com um dos meus tios, mas adoro os primos. Sou obrigada a convidar toda a família?
Imagine se uma sobrinha sua convidasse seus filhos para o casamento dela e não te convidasse. Ou se uma prima te convidasse e não convidasse os seus pais? Infelizmente a situação é delicada e pode gerar desgastes familiares. Se é um tio com quem não tem uma boa relação, provavelmente ele não irá mesmo se for convidado. Convidá-lo será delicado da sua parte e evitará possíveis problemas de família. Sugiro que faça o convite à família!

9. Como convencer os pais de que não é possível convidar aquele antigo amigo, que mal conhece os noivos, já que o orçamento está apertado?
Se os pais estão pagando o casamento, acho justo que convidem alguns amigos mais próximos pois eles se enchem de orgulho de poderem mostrar a felicidade dos filhos. Se não estão pagando o casamento, conte a eles quanto custa cada convidado a mais no casamento. Some os valores de buffet, decoração, doces, bebidas, menus, porta guardanapos e mostre como é pesado. Muitas vezes os pais não têm idéia desses valores e convidam os amigos distantes por desconhecer os gastos do casamento. Algumas perguntas são muito úteis na hora da dúvida se deve ou não convidar alguém, e elas podem ser aplicadas pelo seu pai também: Eu costumo frequentar a casa dessa pessoa e ela a minha? Ela me ligou no último aniversário? Se nenhuma dessas perguntas for afirmativa, vale repensar sobre o convite.

12 respostas para "saias justas" relativas à lista de convidados.

10. Preciso convidar o namorado de uma grande amiga ou posso chamar somente ela?
Você pode convidar somente a amiga, mas dificilmente alguém vai a um casamento sozinha. Os noivos têm o direito de não chamar e explicar o porquê, mas corre o risco da amiga ficar chateada e não comparecer ao evento. Pense se fosse ao contrário, você iria para o casamento sozinha sem o seu namorado?

11. Fica indelicado convidar apenas o amigo e deixar de fora a família dele, já que não temos muito contato?
Não fica indelicado. As pessoas sabem que não é nada fácil fazer uma lista de convidados, coloque no convite apenas o nome do amigo. A lista de convidados deve ser feita por pessoas mais próximas, aquelas que efetivamente participam da vida do casal.

12 respostas para "saias justas" relativas à lista de convidados.

12. É indelicado pedir para confirmar presença e, a partir daí, convidar outras pessoas que estavam de fora da lista?
CLARO QUE SIM !

É cultural a falta de confirmação de presença. Infelizmente no Brasil a imensa maioria das pessoas não tem o costume e não entendem a importância, mas vejo como algo fundamental. Principalmente para os formatos de casamento de hoje em dia, que estão ficando cada vez menores. A NOIVA TENDO UM SERVIÇO EFICIENTE DE RSVP DARÁ AO SEU EVENTO MAIS TRANQUILIDADE E A CERTEZA DE PODER CONVIDAR OS QUE ESTÃO FORA DA LISTA OFICIAL. Sempre vai ter alguém que deveria ter sido chamado.

 

Você tem mais alguma dúvida com relação à lista de convidados? Deixe nos comentários. Aproveite também para compartilhar o post com o noivo e com aquela amiga que está de casamento marcado! É só clicar no botão “compartilhar” ou “share” logo abaixo.

2 Comentários

  1. BalacA • em 29 de Janeiro 2016

    adorei o post, não perdi nenhum detalhes comentado e vou apresentar em minhas reuniões com noivos. muito importante!

  2. aMANDA • em 30 de Março 2017

    MEUS TIOS PATERNOS MORAM LONGE DE MIM, E SÃO MUITOS. CADA UM DELES TEM NO MÍNIMO 3 FILHXS… SÓ UM TIO MEU TEM 7!!
    ESTOU ME ORGANIZANDO PRA UM MINI WEDDING… É CHATO CONVIDAR APENAS MEUS TIOS E TIAS E “CORTAR” MEUS PRIMOS E PRIMAS?

Deixe seu comentário

Os comentários serão moderados.

Siga no instagram @noivadodiaoficial

Juliana Nascimento
Ju Nascimento

Sou a Ju Nascimento, workaholic, advogada, rumo ao quarto ano de casada com meus 28 anos bem vividos (apesar de me considerar uma eterna noivinha). Enquanto algumas mulheres são viciadas em bolsas, sapatos, roupas, esmaltes e cartão de crédito, eu sou completamente viciada em casamentos! LEIA MAIS