Categoria(s): Planejamento

{Dicas úteis} O que você precisa saber sobre casamentos a noite

Chegamos ao fim da série de posts sobre a escolha do  horário ideal para se casar. Você pode conferir o post sobre o casamento diurno aqui e o vespertino aqui. Durante a escolha, é importante que você dê uma conferida em cada um dos posts, pesquise, converse com seu noivo sobre os prós e contras para, munido destes elementos, tomar a melhor decisão.

O casamento noturno ainda é o preferido pelos brasileiros, principalmente nos dias de sexta, sábado e vésperas de feriado. Pode-se dizer que como a busca por estes dias é maior, os orçamentos costumam ser mais caros e a possibilidade de obter bons descontos diminui gradativamente.

A escolha pelo casamento noturno se dá por diversos fatores: seja por conta do clima mais ameno, ou porque os convidados costumam se soltar mais a noite (ou os mais jovens, pelo menos), talvez porque a festa começando mais tarde tende a se estender madrugada a dentro, ou ainda, porque poucos são os convidados que trabalham no final de semana, por isso não existirá a preocupação destes com relação ao horário de ir embora, como costuma acontecer, por exemplo, com quem casa aos domingos ou de segunda a quinta.

Outras vantagens deste horário são:

  • Os convidados que moram em outra cidade e só poderão se deslocar no dia do eventos terão mais tempo para o traslado e descanso;
  • As mulheres terão bastante tempo dedicar ao salão e para se arrumar;
  • Eventos noturnos geralmente são mais glamourosos e  a noiva poderá usar vestido longo, com tecidos nobres como como tafetá, zibéline, chantung, rendas rebordadas, e brilhos (sempre lembrando para tomar cuidado com os exageros);
  • O uso de flores nobres, velas e candelabros são totalmente recomendados e ainda, aliados à iluminação cênica, conferem um efeito de “conto de fadas” ao local;
Para aqueles que não dispõem de muito dinheiro para gastar com a decoração, a iluminação por si só já executa boa parte do trabalho. Uma iluminação bem feita consegue preencher o ambiente, de modo que o decorador poderá incrementar com lounges e outros itens, gerando uma consequente economia com as flores.

A maior desvantagem do evento noturno é que os gastos são bem maiores. Os noivos não poderão abrir mão do uso de um bom gerador, para não correr o risco de faltar luz durante a festa; manobristas e principalmente seguranças, dependendo do local da recepção, são indispensáveis; os gastos com o traje também são maiores já que um evento deste porte demanda que os convidados/padrinhos/pais estejam elegantemente vestidos, dentre outros.

Mas é como sempre digo, cada casal tem o seu perfil, tem um budget diferente e o casamento precisa acompanhar a realidade de cada um. Se quiser fugir da regra, personalize o seu evento, substitua algumas coisas que não são tão necessárias ou normalmente mais caras, como o dia de noiva, lembrancinhas e convites, por exemplo, e não tenha medo de por a mão na massa!

Para não perder o costume, seguem algumas inspirações:

Fotos: 1 Gouveia & Roenick, 2 a 7 Celso Junior

Mais uma vez meninas, um post feito especialmente para vocês com trabalhos de excelentes profissionais para inspirá-las no planejamento do seu grande dia.

E aí, vocês já decidiram se irão casar de dia, a tardinha (com o céu a seu favor) ou a noite (com muito glamour)? Conta pra gente nos comentários!

Beijos e até a próxima!

 

Confira também:

Casamento clássico em Goiânia – Mônica & Victor

Casamento UAU em Goiânia | Priscila + Djalma Rezende

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário

4 comentários

    1. Oi Andressa!!!
      Que bom, espero que dê tudo certo nos seus preparativos e tenho certeza que suas fotos e decoração ficarão lindos pois pegará o melhor da tarde e da noite ;D
      Beijos e obrigada por nos visitar!
      Ju