Noiva do Dia - Blog de casamentos cheios de amor com dicas, inspirações e fornecedores de confiança para o seu grande dia.
Conheça o nosso Guia de Fornecedores e solicite seu orçamento!

Ficou Noiva? Comece Por Aqui

Homepage_Find_Your_Perfect_Engagement_Ring_5x2 Quer dizer que você e seu parceiro decidiram se casar? Que boa notícia, parabéns!

Você deve estar se perguntando coisas como “por onde eu começo a planejar meu casamento?” “como irei conseguir tanto dinheiro para realizar meu sonho?”. É só fazer uma sondagem rápida com os fornecedores que você mais gosta para desanimar totalmente diante dos preços exorbitantes praticado pelo mercado de casamentos atualmente. É, sou noiva e sei que não é nada fácil, mas não se desespere! O Noiva do Dia tem uma meta que aparentemente parece impossível, mas não é: ajudá-la a fazer o casamento que você tanto sonha e merece de uma maneira que caiba no seu bolso, e na sua apertada agenda.
  1. Defina a sua data

Em que época do ano você pretende se casar? Talvez durante toda a sua vida você se imaginou casando no mês de julho, em razão das férias – o que (inicialmente) poderia incentivar seus convidados que moram em outros Estados a virem prestigiar seu casamento, e não consegue imaginar sua cerimônia se realizando em outro mês. Talvez você more em um local que chova o ano inteiro, com tréguas em determinados meses, e deseja se casar ao ar livre. Enfim, a definição da data é muito importante pois também influenciará no valor de alguns orçamentos. Alguns fornecedores costumam dar descontos para as noivas que optam casar no domingo (eu!) ou de segunda a quinta-feira.

  1. Defina o estilo do evento

Como diz Fernanda Floret “o melhor elogio que você pode receber quando sua festa acabar é “o casamento foi a cara dos noivos””. Como falamos mais acima, o casamento é seu e de seu noivo, e por isso tem que ter a identidade de vocês. São vários os estilos possiveis: clássico e tradicional, na fazenda, na praia, no campo, intimista ao ar livre, intimista em restaurante, luxuoso, brunch, de dia, a tarde, noturno, simples, estilo DIY (=faça você mesma), no jardim, bolo e champagne, num hotel, destination wedding… Essa é uma decisão que precisa ser tomada logo no início pois influenciará todas as demais (local, buffet, decoração…).

  1. Defina o orçamento inicial

Definido o estilo do seu evento, como você imagina que seja sua cerimônia e festa, está na hora de definir o orçamento inicial do casamento. Este é um dos assuntos mais importante e mais crítico de toda a fase de planejamento e requer uma conversa franca com seu noivo e pessoas que possivelmente poderão ajudar na concretização deste sonho. Vocês pagarão o casamento sozinho? Os paiis/padrinhos/parentes irão ajudar com algo? É importante que definida esta etapa vocês reservem um local para guardar este tinheiro (talvez uma conta poupança) para não começar a vida de casado endividados. Lembre-se, vocês ainda gastarão com lua de mel, com o novo lar, e o endividamento é um dos principais motivos que geram crise conjugal.

  1. Defina a lista de convidados

Agora que você já sabe quanto pode gastar, está na hora de pensar nas pessoas especiais que vocês gostariam que estivesse presente na hora do “sim”. Saibam que o número de convidados está diretamente relacionado com o valor do seu casamento porque o buffet cobra por cabeça e muitas vezes o decorador também. Além disso, tem as lembrancinhas, convite e bem casados, cuja contagem depende do número de convidados. Faça uma lista prévia, você só precisará se preocupar mesmo com este item no momento de enviar os convites para a caligrafia.

  1. Defina o local

Outro item que depende muito do budget de vocês. Se quiser casar na igreja, já comece a se preocupar com a reserva, existem algumas igrejas, como a Madre de Deus em Recife, que são muito concorridas e é a primeira coisa que você deve reservar. Com o orçamento em mente, de preferência separe um dia para ir nas casas de recepção localizadas em uma região próxima, e definindo os locais preferidos, passe a visitá-los para ter uma idéia de como ficará o espaço decorado (faz uma diferença danada!). Outra coisa importante, se a casa trabalhar com venda casada com o buffet (exclusividade) só feche depois da degustação. É um direito seu. Quando a noiva é um cliente em potencial os consultores te dão tratamento VIP e na hora da festa, a comida ou o serviço deixam a desejar. Saiba onde está pisando!

  1. Pesquise e busque referências

Com a internet a vida da noiva se tornou muito mais fácil, o google, facebook e blogs te dão todo o suporte que você precisa para encontrar um profissional acessível para o seu bolso de forma rápida e sem custos adicionais. Pesquise muito, busque referências com amigas noivas e casadinhas, salve as imagens que você gostar pois pode te ajudar a tomar uma infinidade de decisões importantes mais pra frente, como detalhes e cores da decoração, lembrancinhas, vestido de noiva, etc. e tal. Evite se reunir apenas com um fornecedor, antes de bater o martelo, pegue pelo menos 3 orçamentos para fazer um comparativo e verificar o que mais se enquadra no perfil de vocês.

Se em algum momento você se sentir sobrecarregada, respire fundo e se dê um descanso. Viaje  curta seu futuro marido, saia para uma caminhada, abstraia e nem pense em falar sobre o casamento (acredite, é um santo remédio). Lembre-se sempre que o casamento é seu, e não existem regras a serem ditadas por “A” ou “B”. O que realmente importa é que você e seu noivo estarão felizes, satisfeitos, e entrando em uma nova etapa das suas vidas, uma vida inteira ao lado da pessoa amada. Assim, curta o momento, e mais ainda, curta a cerimônia pois ao final do dia você estará devidamente casada! J
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS© 2015 Noiva do Dia | DESIGN POR XCAKE | Programação por Rhuan Carlos