22 de janeiro de 2016

Como definir o orçamento do casamento?

noiva-do-dia-orçamento-do-casamento

Agora que você já tem o checklist do seu casamento, sabe quanto tempo tem para organizar tudo e o que fazer em cada mês, tá na hora de definir o orçamento do casamento. Quanto esse dia vai custar para vocês. Não vou mentir: é uma festa cara, muito cara, e possivelmente a maior que você dará na sua vida, mas vale a pena! E sendo bem realista eu digo: casar custa aquilo que os noivos podem pagar. Um casamento perfeito deve combinar o estilo dos noivos com a condição financeira deles. Nada mais, nada menos que isso.

Antigamente era a família da noiva quem arcava com os gastos da festa e a família do noivo com as despesas da lua de mel e casa nova. Hoje em dia está cada vez mais comum ver lindas festas de casamento sendo bancadas unicamente pelos noivos. Seja qual for o seu caso, sejam bem realistas quanto a questão financeira de cada um e preparem-se para poupar! Diminuam as saidinhas a noite, as farras com os amigos, os presentes fora de época e prefiram fazer tudo em casa para economizar. Vocês vão ver como fará diferença no budget do casamento.

Para não levar sustos desnecessários, definam quais serão as prioridades do casamento (o blog recomenda investir em fotografia, filmagem, comida, animação e cerimonial), uma expectativa de quanto pretendem gastar com a cerimônia e a festa e depois comecem a fazer cotações com os fornecedores. Assim vocês terão uma noção de quanto custa cada produto ou serviço. O caminho inverso também funciona: verifiquem o quanto dispõem para gastar com o casamento e depois distribuam esses valores dentre os produtos e serviços que precisarão contratar, de acordo com as prioridades que vocês estabeleceram juntos.

Se os pais forem ajudar, conversem com eles e definam o que cada um vai pagar. Lembrem-se que os gastos não serão apenas com a cerimônia e festa de casamento. Vocês precisarão de um lugar para morar e possivelmente vão querer viajar para celebrar e aproveitar juntos o início da vida a dois. Portanto incluam no orçamento os gastos com a casa nova e lua de mel.

Outra dica importante que não me deram e aprendi organizando o meu próprio casamento: determinem o quanto gastarão por mês com o casamento. Cada contrato que vocês fecharão vai exigir uma entrada para garantia de data. Como na semana anterior ao casamento tudo deve estar quitado, você já imagina o quanto gastará no mês do casamento. Lembrem-se que vocês já têm as suas despesas fixas (transporte, alimentação, contas a pagar, etc.). Então estabeleçam um limite mensal a ser gasto porque assim vocês evitam iniciar a vida a dois endividados.

E isso nos leva a minha última dica, mas não menos importante: Não tome empréstimo para pagar a festa! Isso só fará com que vocês comecem a vida a dois com o pé esquerdo. Imagine que quando você voltar da lua de mel o condomínio, a conta de água, luz, telefone, feira do mês e até a prestação do apartamento estarão a sua espera. Você quer adicionar mais uma despesa altíssima à sua lista?

Resumindo o nosso papo de hoje:

noiva-do-dia-orçamento-do-casamento

3 Comentários

  1. gABRIELA vasconcelos • em 23 de janeiro 2016

    oLÁ, JU! :)

    OLha só, tentei baixar por duas vezes o seu checklist mas só chegou um e-mail seu sem anexo e nenhum download iniciou sozinho. mandei e-mail pra você mas acredito que são muitos e você não chegou a ver heheh seria possível me enviar o checklist por e-mail? obrigada!!!

    • Julianna • em 23 de janeiro 2016

      Oi Gabi!!!
      É que o arquivo é pesadinho, demora um pouco pra carregar mesmo. Vou procurar teu e-mail e te mando por lá, tá joia? ;)
      Beijinhos,
      Ju Nascimento

      • gabriela vasconcelos • em 23 de janeiro 2016

        Ah entendi!! Muito obrigada, fico no aguardo! :)

Deixe seu comentário

Os comentários serão moderados.

Siga no instagram @noivadodiaoficial

Juliana Nascimento
Ju Nascimento

Sou a Ju Nascimento, workaholic, advogada, rumo ao quarto ano de casada com meus 28 anos bem vividos (apesar de me considerar uma eterna noivinha). Enquanto algumas mulheres são viciadas em bolsas, sapatos, roupas, esmaltes e cartão de crédito, eu sou completamente viciada em casamentos! LEIA MAIS