Categoria(s): Planejamento

Como Escolher a Roupa do Noivo?

Dentre os e-mails que recebo de vocês, um dos temas mais comuns é relativo ao dress code dos rapazes. Normalmente a gente decide o horário do casamento, local e depois volta nossas atenções para o vestido da noiva, que requer uma atenção maior e também a contratação com certa antecedência… ainda mais se a noiva optar por um vestido sob medida.

O traje do noivo tem gerado muita dúvida porque os casamentos estão cada vez mais descontraídos e personalizados. A tradição tem dado lugar à personalização e assim cada dia D vai se tornando diferente do outro. Muitas noivas têm optado por casar ao ar livre, seja no campo ou na praia, de dia ou de tardezinha para pegar o pôr-do-sol. E aí, o que vestir nesses casos?

Como não sou especialista no assunto (e ainda deixei o meu noivo livre para escolher o traje dele), resolvi pedir ajuda para um grande amigo e estilista parceiro do Casando em Recife, o Henrique Arteiro. Então salva o post nos favoritos ou anota as dicas no celular para mostrar depois para o boy! Simbora?

 

*As imagens são de casamentos reais do blog. Para saber o post e quem fotografou, é só colocar o mouse em cima da foto.

Vou casar na praia. O que devo vestir?

Casamentos na praia têm sido cada vez mais comuns e o leque para esse tipo de identidade é bem mais detalhado. O local, o horário, o tipo de cerimônia e recepção é que vão determinar a roupa do noivo. Os noivos que casam na praia geralmente usam ternos de linho em cores claras com o look completo entre gravata e colete ou uma bata branca com calça cargo marfim ou nude.

Como Escolher a Roupa do Noivo?Como Escolher a Roupa do Noivo?

 

Qual a sugestão para casamentos no campo?

Os ternos em tons de cinza são os mais indicados para nossa região, por conta do clima e da tonalidade de pele. Os cinzas vão desde o prata até o chumbo, com uma variação de 8 cores, em média.

Quando a gente fala em casamento no campo, podemos pensar também em uma cerimônia com um estilo mais retrô ou vintage. Nesse caso, o noivo pode optar por um mix de texturas e pequenas riscas ou até mesmo o xadrez, deixando seu visual mais despojado e com bastante personalidade. As gravatas borboletas e os suspensórios ficam muito bem nesse tipo de proposta.

Como Escolher a Roupa do Noivo? Como Escolher a Roupa do Noivo?Como Escolher a Roupa do Noivo?

 

Quero um casamento clássico, à noite. Qual a recomendação?

Os casamentos clássicos pedem mais glamour e sofisticação na escolha. O noivo também deve priorizar o conforto, afinal de contas, serão várias horas usando a roupa, que não pode ser colada demais, folgada demais, nem quente demais. Ele precisa ter mobilidade.

Os trajes mais indicados atualmente são casacas, smoking e meio-fraque para os noivos mais tradicionais.

Como Escolher a Roupa do Noivo?Como Escolher a Roupa do Noivo?

Os noivos clássicos, de um modo geral, não costumam gostar muito dos ternos mais apertadinhos, conhecidos como slim fit, que possuem um corte mais acinturado. De qualquer forma, independentemente do tipo de casamento e biotipo do noivo, o terno sempre cai bem, é o mais procurado, versátil e atemporal! O que muda é a cor e o corte, que será determinado pelo estilo da festa e da cerimônia.

 

O que evitar?

Agora que você já sabe o que vestir, vamos te falar o que está completamente out, ou seja: Fuja deles!

  • Sapatos com qualquer tipo de metal ou fivela frontal. O modelo mais indicado é o sapato de amarrar liso, com pequenas costuras na pala e detalhes como trabalhos a laser ou brocados que não sejam tão marcantes;
  • Excesso de maquiagem. Isso mesmo! Alguns noivos possuem uma pele bastante oleosa e uma maquiagem matificante se torna necessária para evitar que o rosto apareça “brilhando” nas fotos e na filmagem. Use esse recurso com moderação;
  • Cores claras para casamento à noite, onde ao perfil da silhueta do noivo se aplica um bom preto básico. Da mesma forma que alguns modelos não servem para o perfil da noiva, o mesmo acontece com os noivos.

A dica master do Henrique para os noivos e noivinhas que estão nos lendo agora é que a roupa do noivo precisa deixá-lo confiante e confortável, só assim ele sairá bem nas fotos. Pensa que é só a noiva que quer se ver daqui a 10 ou 20 anos e pensar que ainda usaria aquela mesma roupa se o casamento acontecesse naquele mesmo dia? Na Nani Nanão! ;)

 

Comprar pronto, alugar ou mandar fazer? O que é mais vantajoso?

Se o noivo optar por um terno para que também possa usar para trabalhar, por exemplo, o melhor é comprar um terno com corte italiano. Ele nunca sai de moda e favorece a maioria das silhuetas masculinas. Outro detalhe importante é que o noivo não pode estar em constante briga com a balança! Caso contrário, a melhor escolha será o aluguel.

Se você não necessita tanto de um terno e quer optar pelo convencional, a locação pode ser mais vantajosa porque o noivo terá um traje próximo das suas medidas, por um preço mais em conta.

Mandar fazer a roupa do noivo em um alfaiate é uma escolha duradoura, mas também requer certa antecedência. Os ternos levam cerca de 4 a 5 meses para ficarem prontos e exigem bastante paciência porque demandam de 6 a 8 provas, um pouquinho mais que a noiva. Os valores também são mais salgados, então preparem os bolsos!

 

Com quanto tempo de antecedência devo contratar meu traje?

Normalmente os noivos deixam para fechar esse contrato em cima da hora, né rapazes? Mas o ideal é fazer isso 3 meses antes do grande dia porque dará tempo suficiente para a costureira/alfaiate fazer as provas e ajustes necessários.

 

 

E aí queridos, anotaram todas as dicas? Espero que elas tenham sido úteis e possam ajudá-los na escolha do traje ideal para o seu casamento. Escolha com sabedoria e arranque aquele sorriso de satisfação da sua noiva com o seu look!

Como Escolher a Roupa do Noivo?

Caso tenha restado alguma dúvida, deixe um comentário ou mande um e-mail para contato@casandoemrecife.com.br! Sugestões para os próximos posts também serão bem vindas.

Obrigada Henrique Arteiro e AG7, pela contribuição com o post! Que você possa ter muito mais sucesso com seu belíssimo trabalho!

Beijos e até amanhã!
Ju Nascimento

Deixe seu comentário

1 comentário