04 de Janeiro de 2018

Como planejar o noivado dos seus sonhos

Aperte o play para ler o post ouvindo música

 

Para você que visita o Noiva do Dia pela primeira vez, muito prazer! Sou a Ju Nascimento, pernambucana, e desde 2013 produzo com o maior amor do mundo, todo o conteúdo que você confere por aqui e nos nossos canais de comunicação: Instagram, Facebook e no YouTube!

Desde que fiquei noiva, em 2011, mergulhei de cabeça nesse universo mágico dos casamentos e comecei a sonhar com um cantinho onde pudesse compartilhar minhas aventuras e descobertas com outras noivas. Assim nasceu o site e aos pouquinhos ele foi tomando forma, ganhando novas proporções e hoje são 4 anos fazendo a diferença na vida de centenas de milhares de noivos.

Em 2018 teremos vários posts especiais para ajudar na organização do casamento. Porque ser noiva não é nada fácil! rsrs

A primeira celebração que marca a vida dos noivos é o noivado. É uma delícia compartilhar as boas-novas com as pessoas que acompanharam a história de vocês e torcem pela felicidade do casal. Afinal, ficar noiva é muito mais do que alterar um status no Facebook, não é mesmo?

COMO PLANEJAR O NOIVADO

Também é uma excelente oportunidade para apresentar as famílias e conhecer o trabalho dos profissionais da área, caso vocês optem por fazer uma festa com buffet, bolo, doces e fotógrafo.

Fico muuuito feliz em ver que a tradição do noivado está voltando. Se antes ele era oferecido pelos pais da noiva, hoje cada casal faz do seu jeito e aqui no blog temos noivados de várias partes do Brasil para inspirar! Pode ser um brunch, almoço descontraído ou até mesmo um jantar formal na casa dos pais da noiva ou do noivo… vale também levar todo mundo para o restaurante preferido do casal.

É bacana que em um dado momento os noivos discursem, relembrando como tudo começou, como foi o pedido, agradeçam os pais e declarem o seu amor. No meu noivado separamos uns minutinhos para o discurso do meu avô  (ele falava lindamente! Infelizmente o perdemos 1 mês antes do casamento. Hoje dou graças a Deus por essa lembrança do noivado) e para que o meu tio pudesse fazer uma pequena oração abençoando essa nova fase da nossa vida.

Alguns noivos aproveitam a ocasião para trocar as alianças e anunciar a data do casamento. Os mais moderninhos anunciam a decisão já de alianças no dedo. De todo modo, fica a critério de vocês. O importante é que assim como o casamento, o noivado tenha a carinha do casal e que vocês curtam cada minuto.

Vocês podem fazer um noivado íntimo, apenas para os pais, irmãos e avós ou abrir para que os tios, primos e amigos próximos possam participar. Para festas com até 30 pessoas não é obrigatório fazer convite impresso. De todo modo, não acho bacana enviar email ou fazer um grupo no WhatsApp. A ocasião é especial demais para tanta informalidade. Que tal ser mais pessoal fazendo o convite por telefone? Para tornar ainda mais especial, envie o convite pelos correiros.

A tradição brasileira é a aliança de ouro amarelo na mão direita dos noivos (no casamento ela passa para a mão esquerda). Com o tempo, passamos a agregar o costume americano e europeu: anel de noivado com diamante, que simboliza o amor eterno, ou gemas coloridas como safira e esmeralda.

O noivo pode presentear a noiva durante o discurso com a joia dentro da caixinha ou pode deixar para comprar junto com a noiva depois do noivado oficial. Outra opção super bacana é fazerem juntos! Hoje em dia esse DIY é mais que possível em oficinas de joalheria. :)

A formalidade, o horário e o local da sua festa é que vai dar o tom da vestimenta. Para churrascos o traje é esporte, jantares e almoços mais formais o traje vai do passeio ao passeio completo. Por mais que eu não tenha usado vestido branco, adoro noivas de branco ou tons clarinhos no noivado. Já dá pra ir entrando no clima, não é mesmo?

Lembrancinhas e presentes não são obrigatórios no noivado. Alguns convidados levam presente, sendo mais comuns aqueles voltados para a casa (toalhas, porta retratos, trilhos de mesa, dentre outros). Se optar por entregar lembrancinhas, dê preferência para as comestíveis e úteis, assim não vão parar no fundo de uma gaveta qualquer no dia seguinte.

Dicas extra

  • Considerem contratar um fotógrafo. A ocasião é tão especial que vale a pena! Será incrível ter essa primeira recordação oficial com fotos profissionais dos noivos e seus familiares queridos.
  • Se o noivado será comemorado com um almoço ou jantar onde todos sentarão à mesa, considere fazer placement cards (marcador de lugar). A mesa fica mais charmosa e facilita para os convidados. Fora que você ainda evita (elegantemente) aquela situação desconfortável de pessoas que não se dão sentando uma perto da outra.
  • Combine com seu noivo o que vocês irão vestir, para que um esteja à altura do outro. E, claro, não esqueça de fazer as unhas! Todo mundo vai querer contemplar o seu novo anel!
Fotos: (1) Saje Photography, (2) Logan Cole, (3) Lauren Fair Photography, (4) Melanie Duerkopp.

 

Confira também:

{Checklist} Como organizar o noivado

Como definir o orçamento do casamento?

Como Ajudar Sua Noiva a Organizar o Casamento

Organizando o casamento – mini guia da noiva iniciante

Deixe seu comentário

Os comentários serão moderados.

Siga no instagram @noivadodiaoficial

Juliana Nascimento
Ju Nascimento

Sou a Ju Nascimento, workaholic, advogada, rumo ao quarto ano de casada com meus 28 anos bem vividos (apesar de me considerar uma eterna noivinha). Enquanto algumas mulheres são viciadas em bolsas, sapatos, roupas, esmaltes e cartão de crédito, eu sou completamente viciada em casamentos! LEIA MAIS