18 de Janeiro de 2018

Um dos lugares mais lindos que já conheci: Kotor

Impressionante como tem tanto lugar por aí que a gente nunca ouviu falar e esconde uma beleza natural incrível! Pra mim, Kotor, é um desses lugares que eu não fazia ideia da existência e hoje tem um lugar cativo no meu coração.

Com apenas 5.341 habitantes* (e muuuuitos gatinhos), essa pequena vila em Montenegro se tornou um dos lugares mais lindos que já conheci. Posso até dizer que me conquistou na primeira curva do navio!

Não é uma cidade para passar muitos dias, um ou dois dias é suficiente para conhecer a old town (stari grad) e quem sabe fazer um elopement de tirar o fôlego como o que postei ontem. Se você viaja pelas cidades do Adriático (Itália, Eslovênia, Croácia, Montenegro, Bósnia e Herzegovina e Albânia), vale a visita!

Um pouquinho de história:

Kotor foi habitada desde a Roma Antiga e fazia parte da Dalmácia. Entre 1420 e 1797 Kotor e os arredores fizeram parte da república de Veneza, inclusive influenciando parte da arquitetura da cidade. Kotor é circundada por muralhas que protegiam a cidade de ataques constantes do império Otomano e permanece bem conservada até os dias atuais. Outra informação que vale compartilhar é que a cidade foi tombada pela UNESCO como patrimônio natural, histórico e cultural.

Como chegar

Chegar em Kotor não é muito difícil. Uma das opções, na verdade duas, são pelos aeroportos internacionais de Montenegro: Podgorica e Tivat. Como Kotor fica muuuito pertinho da Croácia, outra opção é desembarcar no aeroporto de Dubrovnik e alugar um carro lá. Não precisa de visto para cruzar a fronteira e ainda dá para conhecer as outras cidades vizinhas (Budva Perast e Sveti Stefan) que também são um charme!

O que fazer em Kotor

Andar pelas ruelas e contemplar a arquitetura local.

Se perder pelas ruas de Kotor é uma delícia! A Cidade Velha, principal ponto turístico, abriga 14 igrejas, 9 palácios (moradia de famílias venezianas, muitas fechadas para visitação), 17 prédios públicos, hotéis, restaurantes e lojinhas de souvenirs.

Sabe outro detalhe interessante? a quantidade de gatos que existe na cidade! São tantos, que viraram símbolo de Kotor! Em todas as lojas tem souvenir de gatinho e fiquei sabendo que existe até um museu dedicado a eles (pena que não consegui ir).

Praça das armas e Torre do relógio

É a principal praça de Kotor e tem esse nome porque era nela que os venezianos consertavam armas e as estocavam. Fica bem na entrada da stari grad e tem várias lojinhas e restaurantes bacanas nos arredores.

Subir a Muralha de San Giovanni

Estava doida para fazer esse passeio porque em todos os blogs que lia sobre Kotor, mencionavam a vista incrível que se tinha da cidade e dos fiordes. O caminho completo até o topo, onde fica a fortaleza, tem 4.5 km de extensão, com mais de 1.400 degraus, chegando a 260 metros acima do nível do mar. É bem cansativo, mas vale muuuito a pena! Todo o percurso leva cerca de uma hora e quarenta, então não deixe de levar água, câmera fotográfica e tênis apropriado para a subida.

Preferimos fazer esse passeio primeiro porque é o mais cansativo e pela hora que chegamos na cidade, seria o horário ideal para pegar o pôr do sol!

No meio do caminho tem a igreja Nossa Senhora do Descanso, que data do século XIV. As pessoas tiram onda dizendo que quando se chega nela, ainda restam uns 40 minutos de subida até o topo da muralha. Então, aproveite para descansar e recuperar o fôlego! rsrs

Outra dica

Foi em Montenegro que aproveitei para fazer comprinhas. Perto da cidade antiga tem um shopping com uma loja de cosméticos com preços excelentes de maquiagem e produtos para o cabelo (fiz a festa!) e também um mercado ótimo para comprar lanchinhos naquele preço amigo (em euros).

Onde Ficar

Quem quiser aproveitar melhor Kotor e as demais charmosas cidades da região, separei as seguintes sugestões em na Stari Grad que tem boa avaliação de hóspedes no Booking.com.

O Noiva do Dia é afiliado ao Booking.com, plataforma líder de reservas de hotéis no mundo inteiro. O Booking.com garante os melhores preços disponíveis em qualquer cidade. Se você gosta do trabalho do Noiva do Dia e quer ajudar o blog, reserve seus hotéis através do nosso link aqui no post ou da ferramenta de pesquisa de hotéis na barra lateral. Você não paga nada a mais por isso e o blog recebe uma pequena comissão.

Historic Boutique Hotel Cattaro

Esta acomodação fica a 7 minutos a pé da praia. Localizado no centro histórico de Kotor, protegido pela UNESCO, o Historic Boutique Hotel Cattaro oferece quartos decorados de forma exclusiva em um prédio renovado do século XVIII. Você pode desfrutar de cozinha local e pratos internacionais no restaurante do hotel ou relaxar no bar no local. Como parte das muralhas do centro histórico de Kotor, este hotel oferece vista da Baía de Kotor. O aeroporto mais próximo está a 7 km do local.

Hotel Vardar

Situado em meio aos monumentos históricos da Praça Principal no centro histórico de Kotor, patrimônio da UNESCO, o Hotel Vardar dispõe de acomodações elegantemente decoradas com acesso gratuito à internet, TV via satélite e áreas de estar. No terraço você pode desfrutar de pratos saborosos acompanhados por coquetéis e outras bebidas. Você pode começar o dia saboreando o buffet de café da manhã variado.

Boutique Hotel Hippocampus

Inaugurado em junho de 2012, o Boutique Hotel Hippocampus está localizado dentro do centro histórico de Kotor, área protegida pela UNESCO. A propriedade dispõe de WiFi gratuito e um restaurante com terraço com vista para as Muralhas de San Giovanni. Todos os quartos apresentam ar-condicionado, móveis modernos e uma TV LCD via satélite.

* dados extraídos do Wikipedia

Espero que tenham gostado das dicas! Compramos nossa viagem com a Cays Turismo, parceira de confiança do blog, especializada em lua de mel e destination weddings. Para fazer uma cotação, segue o contato: (61) 3033-6121 (Gerlane)

 

Confira também

Cruzeiro na lua de mel – Saiba porque fazer!

Veneza – Guia de lua de mel: roteiro de 1 dia

Lua de Mel em Miami

Deixe seu comentário

Os comentários serão moderados.

Siga no instagram @noivadodiaoficial

Juliana Nascimento
Ju Nascimento

Sou a Ju Nascimento, workaholic, advogada, rumo ao quarto ano de casada com meus 28 anos bem vividos (apesar de me considerar uma eterna noivinha). Enquanto algumas mulheres são viciadas em bolsas, sapatos, roupas, esmaltes e cartão de crédito, eu sou completamente viciada em casamentos! LEIA MAIS