11 de janeiro de 2016

Melhor época para casar

noiva-do-dia-melhor-época-para-casar-capa

Você ficou noiva, meus parabéns!! E se o pedido veio a pouco tempo, então você vai adorar essa notícia: em 2016 os conteúdos exclusivos do blog vão seguir um checklist de casamento. Durante 12 meses andaremos juntas em cada etapa dos preparativos e no final do ano você terá um livrinho com centenas de dicas para a organização do grande dia, para acessar sempre que quiser! :)

O primeiro passo para que o seu casamento aconteça é definir a data. Todo o resto depende dessa pequena mas super importante informação. E se você já começou a se perguntar qual é a melhor época para casar, eu te falo: a melhor época será aquela que se encaixar perfeitamente com a concepção do seu casamento! Se você sempre sonhou em levar seus convidados para um destination wedding na Riviera Maya você deve saber que existem determinados meses em que os riscos de furacões são grandes. Se por outro lado você e seu noivo desejam se casar numa fazenda no interior, talvez seja mais adequado esperar pela primavera, quando as temperaturas são mais amenas e tudo estará florido! Por falar nisso, você é uma noiva que sonha em ter uma flor específica no seu buquê? Então fique de olho na época de cada flor, assim você garante um preço mais acessível!

Essas são apenas algumas questões que você e seu noivo devem levar em consideração ao escolher a data, caso não tenham uma preferida. Abaixo deixo mais algumas dicas:

jan-fev-julho-ndd

Janeiro: Se vocês tiverem muitos convidados que vem de outras cidades, janeiro pode ser um mês ideal. As pessoas costumam ter mais flexibilidade e disposição para viajar e podem até passar uns dias a mais turistando na cidade da festa. Como é verão, também pode ser uma boa época para quem sonha com um destination wedding na praia. O ideal é que vocês enviem o save the date com alguns meses de antecedência para que os seus convidados possam se programar. Preparem-se para a lua de mel porque janeiro é alta temporada! E vale lembrar que por ser um mês de poucos casamentos, muitos fornecedores entram em férias coletivas. Em tempo: Se você é noiva de Brasília, janeiro é um mês de constantes chuvas, não abra mão de cobertura para o jardim, se casar ao ar livre!

Fevereiro: 2 semanas de muita festa e pessoas fora das suas cidades de origem em função do carnaval! Em 2016 o carnaval cai no dia 9 e em 2017, no dia 28. Evite marcar seu casamento perto do feriado.

Julho: Assim como janeiro, julho é mês de férias e de baixo movimento. As agendas dos fornecedores estão mais livres então pode ser um bom mês para barganhar melhor os pagamentos. Em Brasília, no Sul e no Sudeste do Brasil é um mês frio. Se você quiser casar ao ar livre pode presentear suas convidadas ou madrinhas com pashminas. Elas vão adorar! Nesse mês você também encontra tulipas, hortênsias e copos de leite com preço bom.

mar-abr-mai-jun-ndd

Março: É um mês em que a rotina volta ao normal e os convidados já estão em sua cidade de origem. Se for casar ao ar livre, cuidado: podem haver pancadas de chuva ao longo do dia! Não abra mão de uma cobertura e um bom gerador. Também é uma época em que as orquídeas estão lindas e acessíveis.

Maio: A bastante tempo maio não é mais considerado o mês das noivas  e passou a ocupar o sexto mês no ranking, segundo o IBGE. Como é o mês das mães, as flores estarão bem caras.

Abril e junho: Em 2017 a semana santa cai em abril. Analise com cuidado se marcar o casamento próximo ao feriado pode bombar a sua festa ou deixá-la vazia. Ano que vem o feriado cai no dia 14 e a páscoa dia 16. Em junho o clima está mais ameno e a probabilidade de chuva diminui, pode ser um bom mês para quem pretende se casar ao ar livre e ter tulipas na decoração.

agosto-ndd

Agosto: Não sou uma pessoa supersticiosa, tanto é que quase caso em agosto (foi minha primeira opção de data). Acredito que não é um mês do ano que vá determinar o sucesso ou fracasso do casamento mas sim a forma como o casal encara a vida (e principalmente os problemas), mas respeito quem acredite que dá azar. Como é um período de relativa baixa nos casamentos, pode ser um bom mês para conseguir bons descontos com os fornecedores.

set-out-nov-dez-ndd

Setembro: O mês que desbancou o famoso “mês das noivas” (maio). A primavera e o clima de romance definitivamente conquistaram as noivinhas. Tanto que é quase impossível conseguir uma data para setembro sem planejar com antecedência mínima de 1 ano.

Outubro: Quem não consegue data em setembro, corre para outubro. O resultado, é o segundo mês mais lotado do ano. Sou suspeita para falar porque sou noivinha de outubro, então pra mim esse mês é o mais lindo do ano! (risos) Outubro é o auge da primavera, época dos lírios e um excelente período para quem deseja passar a lua de mel em Gramado e Canela sem pagar caro pelas diárias (confira os relatos da minha lua de mel em Gramado). Não se esqueça que outubro é o mês das crianças, muitos pais se programam para viajar com os filhos.

Novembro: A opção para quem não conseguiu data nem em setembro, nem em outubro. Também é um mês de alta e com 2 feriados nacionais (dias 2 e 15). Em novembro as lavandas estão na sua melhor época, uma excelente opção para as noivas que sonham com um casamento provençal. Más notícias: dependendo da localidade, é um mês em que as chuvas voltam a assombrar as noivas que casam ao ar livre. Consulte a meteorologia para sua região e se previna. Boa notícia: é mês de baixa temporada na Toscana!

Dezembro: Dezembro é um mês de correria louca para os fornecedores que trabalham com o mercado de eventos. Época de confraternização em todo lugar e aí você já sabe como é… ruim até para os convidados. Procure marcar o seu casamento para a primeira quinzena do mês. No final de dezembro os fornecedores costumam entrar em férias coletivas e retornam só após a primeira semana de janeiro. Outro conselho: não economize no ar condicionado!

*Gostou das dicas? Então clique no botão “compartilhar” ou “share” abaixo para compartilhar o post com o seu noivo, parentes ou aquela amiga que também vai casar! Se você tiver mais alguma dica, deixe a sua contribuição nos comentários! ;)

Deixe seu comentário

Os comentários serão moderados.

Siga no instagram @noivadodiaoficial

Juliana Nascimento
Ju Nascimento

Sou a Ju Nascimento, workaholic, advogada, rumo ao quarto ano de casada com meus 28 anos bem vividos (apesar de me considerar uma eterna noivinha). Enquanto algumas mulheres são viciadas em bolsas, sapatos, roupas, esmaltes e cartão de crédito, eu sou completamente viciada em casamentos! LEIA MAIS