Categoria(s): Planejamento

O guia completo dos monogramas de casamento

Existem várias formas de você personalizar o seu casamento e deixá-lo com sua carinha, uma delas é através de monogramas. Monograma é a combinação de duas ou mais letras ou outros elementos gráficos para formar um símbolo.

Acredita-se que os primeiros monogramas foram usados pelos romanos, por volta de 350AC, que tinham o costume de escrever as primeiras letras do nome das cidades em moedas.

Nos casamentos os monogramas são uma forma de estilizar, uniformizar e destacar os detalhes. São comumente usados nos convites, lágrimas de alegria, menus, itens de papelaria de um modo geral, guardanapos de tecido, topo de bolo, kit toalete, adesivo de pista de dança, enfim, o céu é literalmente o limite! Muitas empresas prestam esse serviço de criação de monogramas para os noivos, mas se isso é algo que você mesma pode fazer, porque não?

Como alguém que fez boa parte da identidade visual e papelaria do casamento, eu falo para vocês que dá trabalho, requer um tempinho, paciência, mas o final é gratificante!

O guia completo dos monogramas de casamento
Via Boda Design

O segredo de um bom monograma está em basicamente duas coisas: escolher uma bela moldura e uma fonte que a acompanhe. Para que isto aconteça, você já deve ter em mente que tipo de casamento você quer, se um casamento rústico, na praia, ao ar livre, alegre, clássico, chique, temático, enfim. Digo isto porque o monograma será responsável em boa parte por criar a identidade visual do seu casamento. Muito possivelmente ele estará presente no seu convite, nos demais itens de papelaria e onde mais você desejar inseri-lo. Em outras palavras: ele precisa estar de acordo com a proposta do seu evento. 

Moldura:

Uma boa moldura é metade do caminho andado! Existem molduras de todos os tipos e estilos, com flores nas bordas, arabescos, bordas pontilhadas, quadradas, circulares… a diversidade é grande. Como mencionei acima, o importante é que ela seja compatível com o estilo do seu casamento.

Abaixo vocês encontrarão algumas sugestões de molduras para download. É só clicar na imagem com o botão direito do mouse e em seguida “salvar imagem como”.

O guia completo dos monogramas de casamento O guia completo dos monogramas de casamento O guia completo dos monogramas de casamento O guia completo dos monogramas de casamento O guia completo dos monogramas de casamento O guia completo dos monogramas de casamento O guia completo dos monogramas de casamento O guia completo dos monogramas de casamento O guia completo dos monogramas de casamento

Créditos: Fazendo Minha Festa de Casamento

Fonte:

A segunda parte do trabalho é encontrar uma fonte que harmonize com a moldura. Você pode escolher mais de um tipo de fonte, só esteja atenta para que o visual não fique muito poluído. Eu recomendo até duas. Existem muitos sites que fornecem gratuitamente fontes para download, o Fontspace e o Dafont são os meus preferidos!

Selecionei algumas sugestões de fontes que ficam bem legais em monogramas. Se conhecer alguma bacana que eu não tenha mencionado, é só colocar aqui nos comentários tá? A gente agradece. :)

O guia completo dos monogramas de casamento

1. CAC Champanhe 2. Old English 3. Algeria 4. Cheese Cake 5. Monotype Corsiva 6. English Script 7. Edwardian Script 8. Italianno 9. Abraham Lincoln 10. Monogram Kk 11. Lavanderia 12. Rosewood

A boa notícia é que muitas molduras também podem ser encontradas em formato de fontes no Fontspace! É só buscar pela categoria Frames.

Os monogramas podem ser feitos em qualquer editor de imagem ou de texto, como o word. Basta dimensionar e posicionar as letras como achar melhor com a ferramenta “caixa de texto”. Brinquem, divirtam-se e não deixem de pesquisar novas fontes, eu trouxe apenas algumas sugestões para dar um “empurrãozinho” inicial. :)

Monogramas Vapt Vupt Gratuitos:

Caso vocês não tenham mais tempo disponível e queiram algo vapt vupt, sem perder o charme, eu recomendo o site Wedding Chicks e DesignMantic. Fiz alguns monogramas com a minha inicial e do meu marido para vocês terem uma ideia do que é possível criar:

Wedding Chicks:

O guia completo dos monogramas de casamento
O guia completo dos monogramas de casamento
O guia completo dos monogramas de casamento

DesignMantic

O guia completo dos monogramas de casamento
O guia completo dos monogramas de casamento

Inspire-se

Separei alguns exemplos de monogramas lindíssimos e autênticos, que vocês possam ter uma ideia de como eles têm o poder de deixar os detalhes do casamento com outra cara. Minha galeria no Pinterest mais inspirações e muitos downloads interessantes!

O guia completo dos monogramas de casamento O guia completo dos monogramas de casamento O guia completo dos monogramas de casamento O guia completo dos monogramas de casamento O guia completo dos monogramas de casamento O guia completo dos monogramas de casamento O guia completo dos monogramas de casamento

Espero ter conseguido contribuir um pouquinho com vocês sobre o que aprendi com monogramas neste post. Dúvidas, sugestões e desabafos é só usar o formulário de comentários aqui embaixo que eu respondo :)

Se quiserem fazer sugestões de pauta para os próximos posts da categoria “Faça Você Mesma” podem ficar a vontade viu?

Beijos e até a próxima!

Deixe seu comentário

13 comentários

  1. Ola…. Adorei as medalinhas com monograMas para aplicar em chinelos. Vc tem algum contato que faz?

    Obrigada
    Ivone

  2. Juliana querida, me tira uma dúvida.
    os monogramas do site wedding são gratuitos ou são feitos por encomenda?

  3. oS MONOGRAMAS DO SITE DESIGNMANTIC PRECISAM SER PAGOS? COMO FAÇO PRA BAIXAR DEPOIS DE FEITOS? QUERO BAIXAR SÓ QUE NÃO SEI COMO

    1. São gratuitos, Leticia! Depois que você segue todos os passos e termina de personalizar o monograma, é só clicar em “download” :D (ah! agora você precisa ter uma conta no designmatic)
      Beijos,
      Ju Nascimento